PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE OS RESULTADOS LABORATORIAIS E CLÍNICOS DA COLGATE-PALMOLIVE QUANTO AOS EFEITOS DA PASTA DENTÍFRICA E ELIXIR BUCAL NO VÍRUS DA COVID-19

Estudos recentes realizados pela Colgate-Palmolive sugerem que os nossos produtos de higiene oral podem desempenhar uma função na redução temporária da quantidade de vírus da COVID-19 na sua boca. Os testes laboratoriais observaram que tipos específicos de pastas dentífricas, elixires e sprays bucais neutralizaram o SARS-CoV-2 — o vírus que causa a COVID-19 — em mais de 99%. Um teste clínico realizado pré-procedimento com doentes positivos para a COVID-19 demonstrou que certos elixires bucais com cloreto de cetilpiridínio (CPC) mais zinco, peróxido de hidrogénio ou clorexidina reduziu significativamente a quantidade de vírus na boca durante até 30 a 60 minutos após a lavagem. Continue a ler para obter respostas a algumas das perguntas mais frequentes. Tenha em atenção que nem todos os produtos estão disponíveis em todos os mercados. Verifique o seu revendedor mais próximo para determinar se um produto está disponível para si.

 

Perguntas gerais:

1. Que pastas dentífricas e elixires bucais neutralizaram o SARS-CoV-2 num teste laboratorial em 99% e mais?

○ As pastas dentífricas incluem: Colgate Total e produtos Meridol selecionados.

○ Os elixires e sprays incluem: Os que contêm 0,075% de CPC, incluindo a maioria das variantes de Spray e Elixir bucal Colgate Total, Colgate Plax, Spray Vedshakti e Elixir Colgate Zero; Elixir Meridol, que não contém CPC, também neutralizou em 99%.

2. Que elixires bucais reduziram significativamente a quantidade do vírus na boca durante até 60 minutos no estudo clínico?

Peroxyl, PerioGard e Colgate Total (fora dos EUA) vendido como Colgate Zero na América do Norte.

3. Os níveis reduzidos do vírus na minha boca protegem-me de contrair ou transmitir o COVID-19?

Se o vírus da COVID-19 for detetado na sua boca, significa que já contraiu o vírus. Atualmente, não existem provas conclusivas que provem que a redução dos níveis do vírus na sua boca impeçam que contraia ou transmita o vírus. No entanto, diminuir a quantidade do vírus na saliva, que pode ser transmitida ao caminhar, cantar ou tossir, pode ajudar a reduzir o risco de transmissão.

4. Os níveis do vírus reduzido na minha boca tornarão os meus sintomas de COVID-19 menos graves ou irão ajudar-me a recuperar mais rapidamente?

Não existem evidências clínicas que comprovem que a redução dos níveis do vírus na sua boca tornem os seus sintomas de COVID-19 menos graves ou que o/a ajudam a recuperar mais rapidamente. Muitos fatores contribuem para a duração e gravidade da COVID-19, incluindo a resistência do seu sistema imunitário.

5. O que significa "neutralizar o vírus"?

"Neutralizar o vírus" significa que o vírus está presente, mas já não é infecioso e já não se pode multiplicar.

6. De que forma os produtos de higiene oral ajudam a neutralizar o vírus?

Os dados atuais sugerem que estes produtos de higiene oral visam o envelope viral para o dissolver. Perder este revestimento protetor externo impede que o vírus ataque as células e as infete.

7. Devo escovar os dentes ou utilizar elixir bucal antes de sair ou de me encontrar com pessoas?

A higiene oral deve fazer parte da sua rotina de higiene pessoal diária e deve continuar a usar máscaras, manter o distanciamento social e lavar as suas mãos para ajudar a prevenir a transmissão do vírus. Atualmente, não existem evidências conclusivas que demonstrem que escovar ou utilizar elixir bucal protege contra a contração ou transmissão do COVID-19. No entanto, diminuir a quantidade de vírus na sua saliva, que pode ser transmitida ao caminhar, cantar ou tossir, pode reduzir o risco de transmissão. Temos planeados estudos adicionais para determinar de que forma a escovagem e utilização de elixir bucal afetam a quantidade de vírus na sua boca. No entanto, uma escovagem e utilização de elixir bucal regulares com produtos seguros e eficazes são essenciais para manter uma boa higiene oral.

8. De que forma os resultados dos testes laboratoriais representam o que acontece na boca de uma pessoa?

Os testes laboratoriais são um modelo simplificado utilizado para determinar sob condições muito controladas se as fórmulas antimicrobianas da Colgate podem neutralizar o vírus do SARS-CoV-2. O método laboratorial é aceite e reconhecido internacionalmente para avaliar a inativação viral para as pastas dentífricas e elixires bucais. A Colgate-Palmolive está a realizar uma investigação clínica adicional para determinar se ocorrem resultados semelhantes na boca para ajudar a neutralizar e reduzir os níveis do vírus.

9. Qual é a eficácia dos produtos Colgate-Palmolive testados em comparação com Listerine, Crest e outros produtos da concorrência contra o vírus do SARS-CoV-2?

Não testámos a eficácia de produtos da concorrência.

10. Se eu escovar os meus dentes ou utilizar elixir bucal, preciso de usar uma máscara?

Sim. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos recomendam que todos utilizem máscaras faciais para reduzir a transmissão de COVID-19. Continue a seguir as diretrizes que ajudam a prevenir a contração e propagação de COVID-19, tal como o uso da máscara, o distanciamento social e a lavagem das mãos.

11. Escovar os seus dentes ou utilizar elixir bucal tem algum efeito nos seus anticorpos?

Não. Escovar os seus dentes ou utilizar elixir bucal não terá qualquer impacto nos seus anticorpos.

 

Perguntas sobre pastas dentífricas:

12. Todas as pastas dentífricas neutralizam o vírus que causa a COVID-19?

Não testámos outras pastas dentífricas para além dos produtos Colgate Total e Meridol selecionados para determinar se neutralizam o vírus da COVID-19.

13. Escovar os meus dentes afeta a quantidade de vírus que causa a COVID-19 na minha boca?

Embora os nossos resultados laboratoriais sobre o SARS-CoV-2 sejam animadores, não podemos dizer se estes efeitos também ocorrerão na boca sem realizar um estudo clínico. O nosso programa clínico está atualmente a testar indivíduos com testes positivos para a COVID-19 de modo a compreender se escovar com a pasta dentífrica Colgate Total reduz temporariamente a quantidade de vírus na boca.

14. Quanto tempo duram os benefícios da pasta dentífrica Colgate Total relativamente aos níveis de vírus que causam a COVID-19?

Estamos a realizar mais investigações para determinar se a neutralização do vírus nos testes laboratoriais também ocorrerá na boca. Os nossos resultados clínicos irão ajudar-nos a compreender a quantidade de vírus reduzida e durante quanto tempo.

 

Elixir bucal/spray bucal:

15. Quais são os produtos que contêm 0,075% de cloreto de cetilpiridínio (CPC)?

A maioria das variantes de Spray e Elixir Colgate Total, Colgate Plax, Spray Vedshakti e Elixir Colgate Zero.

16. Todos os elixires bucais ou sprays bucais reduzem temporariamente a quantidade de vírus na boca?

No nosso estudo clínico, testámos apenas Colgate Peroxyl, Colgate PerioGard e Colgate Total (fora dos EUA) vendido como Colgate Zero na América do Norte e temos o orgulho de comunicar a sua eficácia na redução temporária da quantidade de vírus na boca. Não testámos outros produtos.

17. A clorexidina (CHX) a 0,12 e 0,2% funciona tão bem quanto o peróxido de hidrogénio?

O estudo laboratorial não foi concebido para comparar a eficácia entre os produtos. É utilizado para analisar a capacidade dos produtos em neutralizar o vírus do SARS-CoV-2.

18. Até que ponto utilizar elixir bucal ou spray bucal reduz a quantidade de vírus na minha boca?

Os testes laboratoriais demonstraram que em 30 ou 60 segundos de tempo de contacto, os elixires bucais da Colgate com cloreto de cetilpiridínio neutralizaram o vírus que causa a COVID-19 em 99,9%. Realizámos um estudo clínico inicial para determinar se este efeito de neutralização se converte numa redução temporária do vírus no boca e confirmámos que sim. Os resultados de um estudo clínico realizado com Colgate Total (fora dos EUA) vendido como Colgate Zero na América do Norte, Colgate PerioGard e elixires bucais Colgate Peroxyl demonstram que a utilização conforme as indicações fornece um impacto imediato, reduzindo significativamente os níveis do vírus na boca. Estes níveis de vírus reduzidos são mantidos durante até 30 e 60 minutos após a utilização do produto, embora os níveis sejam mais baixos imediatamente após a utilização.

19. A utilização de elixir bucal protege-me contra a COVID-19?

Embora um estudo clínico demonstre uma redução significativa dos níveis do vírus na boca utilizando certos elixires bucais, que é mantido durante até 30 e 60 minutos após a utilização, não existe qualquer evidência conclusiva que demonstre que a utilização de um elixir bucal ou spray bucal protege contra a contração ou transmissão de COVID-19. No entanto, utilizar elixir bucal regularmente desempenha uma função importante na manutenção de uma boa higiene oral. Os profissionais dentários recomendam utilizar elixir bucal como parte de um regime de higiene oral diário.

20. Devo utilizar elixir bucal apenas em casa ou também antes dos procedimentos no dentista para reduzir a quantidade do vírus que causa a COVID-19?

A nossa investigação determinou que a maior redução nos níveis do vírus geralmente ocorreu imediatamente depois de utilizar o elixir bucal, e os níveis permaneceram significativamente inferiores durante até 60 minutos. Recomendamos que utilize o elixir bucal em casa conforme indicado, como parte do seu regime de higiene oral diário. A partir do nosso estudo clínico, recomendamos também utilizar o elixir bucal imediatamente antes dos seus procedimentos dentários.

21. Quando é que os doentes devem utilizar elixir bucal antes de um procedimento?

Com base nos resultados, pode considerar a utilização de elixir bucal dos doentes imediatamente antes de iniciar um procedimento. Os resultados do estudo clínico registaram a redução mais elevada nos níveis do vírus imediatamente após a utilização do elixir. Os níveis permaneceram significativamente reduzidos durante até 60 minutos após a utilização do elixir bucal. Também poderá considerar recomendar que os seus doentes utilizem o elixir bucal menos de uma hora antes de chegarem ao consultório para ajudar a proteger os funcionários com os quais possam interagir antes do procedimento.