A melhor forma de prevenir as doenças periodontais é manter uma boa higiene oral, de modo a controlar eficazmente o biofilme oral. Em pacientes muito suscetíveis, contudo, as doenças periodontais podem, ainda assim, evoluir, apesar dos esforços para realizar uma higiene oral correta. Uma rotina de higiene oral correta realizada diariamente deverá ser acompanhada por visitas regulares ao profissional de saúde oral, de modo a facilitar um diagnóstico precoce e um acompanhamento adequado, caso ocorra uma doença.
O tratamento da gengivite requer a remoção da placa bacteriana e do tártaro acumulados, consoante o caso. A isto chama-se profilaxia dentária profissional (ou raspagem supra-gengival ou limpeza dos dentes), e é realizada por profissionais da saúde oral. Além disso, os pacientes precisam de melhorar a higiene oral diária e obter apoio para gerir os fatores de risco. Os pacientes podem ainda usar dentífricos e elixires antibacterianos de venda livre contendo vários princípios ativos, tais como iões de estanho, iões de zinco e clorohexidina para complementarem a eficácia da remoção mecânica de placa que ocorre na escovagem diária.
O tratamento da periodontite envolve várias fases. No tratamento inicial, as bactérias são removidas das bolsas periodontais por raspagem e desbridamento da superfície radicular (conhecido por terapia periodontal convencional ou terapia periodontal não cirúrgica, limpeza profunda). Esta fase tem o objetivo de remover a placa, o tártaro e o tecido danificado das bolsas periodontais e das superfícies radiculares.
Em fases mais avançadas da doença periodontal, pode ser necessário o acesso cirúrgico às bolsas periodontais profundas, feito numa cirurgia periodontal (conhecida por terapia periodontal cirúrgica). Por vezes, a cirurgia periodontal também pode implicar uma aplicação localizada de intervenções clínicas de regeneração periodontal.
Com estes tratamentos, a doença periodontal deverá ficar controlada, e os pacientes entram assim na fase de manutenção (ou de apoio). Esta fase é fundamental para conseguir o controlo da periodontite a longo prazo, e envolve uma higiene oral individual diária em que se usam produtos de higiene oral antimicrobianos, juntamente com consultas de acompanhamento regulares com profissionais em medicina dentária.
Saiba mais sobre as mais recentes orientações para prevenir e tratar as doenças periodontais em EFP (Federação Europeia de Periodontologia): https://www.efp.org/publications-education/